Inauguração da "Oficina do Oleiro" e da exposição de olaria | Rancho Folclórico de Paranhos da Beira

Inauguração da “Oficina do Oleiro” e da exposição de olaria

13
Dez
2017

O Rancho Folclórico de Paranhos da Beira e a Câmara Municipal de Seia convidam V. Exa. para a inauguração da “Oficina do Oleiro” e respetiva exposição de olaria, no próximo sábado, dia 30 de dezembro de 2017, pelas 16h00, no Centro-museológico (antiga Escola das “Quatro Esquinas”) de Paranhos da Beira.

O projeto “Oficina do Oleiro” resulta do 1.º Orçamento Participativo, levado a efeito pela Câmara Municipal de Seia, e através do qual a freguesia de Paranhos da Beira conseguiu um dos dez prémios. Partindo das antigas peças de olaria existentes no acervo do RFPB e com a recolha de outras, de alguns estudos e conversas mantidas com oleiros e respetivas famílias, desenvolvemos uma sala temática e uma oficina tradicional de olaria (para experienciar o intemporal trabalho da roda). Nelas o visitante pode apreciar um conjunto de peças, de cariz utilitário, produzidas no Carvalhal da Louça e em Paranhos da Beira, nos últimos 100 anos, reunidas numa mostra narrada através de um conjunto de vários painéis. O RFPB pretende divulgar e dar visibilidade a um processo artesanal que, entre outros aspetos, definiu outrora muito do quotidiano da freguesia e constitui uma das artes mais marcantes e ancestrais da humanidade…

  1. Dou os parabéns a essa iniciativa. Desejo que continuem e que tenham muito sucesso. Com os melhores cumprimentos. Ana M. das Neves

    Responder
    1

Deixe uma resposta